Saturday, April 27, 2013

BRASIL E BANGLADESH, TUDO A VER



Ninguém poderia imaginar o quanto Brasil e Bangladesh se assemelham. O desabamento do edifício em Dhaka provocando cerca de 300 mortos e o incêndio da casa noturna de Santa Maria com quase outro tanto de vítimas fatais têm todos os ingredientes de semelhança. Os jornais noticiam que as confecções que operavam no edifício de Dhaka não possuiam alvarás de funcionamento, assim como a boate de Sta. Maria também não o possuia. A reação das autoridades foi exatamente a mesma: decretar a prisão imediata dos empresários responsáveis.

Temos, portanto, uma identidade perfeita quanto aos ingredientes das duas tragédias: pobreza + ignorância + corrupção + inoperância do Estado + abuso do poder. Ninguém se lembrou de pedir a prisão dos prefeitos e dos responsáveis pela fiscalização. Se os proprietários dos imóveis sem “habite-se” os oferecem para locação e se os locatários se instalam sem o alvará de funcionamento, é claro que são co-responsáveis pelas tragédias. Mas o Estado que tem o poder de conceder as licenças e a obrigação de fiscalizar se as posturas municipais estão sendo obedecidas também tem sua parcela de culpa.

Mas, como é típico das nações do terceiro mundo – e não vamos fazer de conta que o Brasil já escapou desse grupo – a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. E os governantes vão escapando ilesos e, em muitos casos, faturando seus quinze minutos de glória pela rápida ação contra os “responsáveis”.

Dhaka e Santa Maria deveriam ser declaradas cidades-irmãs!

No comments: