Thursday, October 20, 2011

DESONESTIDADE INTELECTUAL

Eu recebo regularmente as matérias publicadas no chamado "Ex-Blog do César Maia", nem sei bem o porquê. Às vezes aparecem comentários interessantes por lá e por esta razão ainda leio a coluna. Ontem, entretanto, ele fez um comentário sobre a política do Obama na questão dos estrangeiros indocumentados que mostra bem sua faceta de desonestidade intelectual. Não que isso surpreenda, dado ele pertencer à abjeta classe dos políticos e ter uma biografia mais do que volúvel, em matéria de filiação partidária pois passeou pelo PCB, PDT, PMDB e DEM. Como se vê, trata-se de uma figurinha, digamos, eclética! Ou indecisa. Ou oportunista, sei lá! Whatever...

O fato para o qual chamo a atenção nem é o comentário de que o Obama prossegue firme na política de deportação dos estrangeiros indocumentados, mesmo porque, ao implementar a política, nada mais está fazendo do que aplicar a Lei. O que é inaceitável foi a maneira como ele apresentou a matéria, dando o seguinte título:

"OBAMA BATE RECORDE DE DEPORTAÇÃO DE HISPÂNICOS E EXPORTA DELINQUENTES À AMÉRICA CENTRAL"

Trata-se de uma manchete maldosa e deformada pois:

a) A política de deportação de imigrantes indocumentados não discrimina grupos étnicos não sendo, portanto, centrada na deportação de hispânicos. O desonesto introduz a palavra "hispânicos" para impactar mais acentuadamente seu público brasileiro.


b) Sobre a exportação de delinquentes, a facciosidade é dupla: primeiro porque não é dirigida à América Central senão por outra razão porque há uma enormidade de delinquentes provenientes desta região e, segundo, porque a frase esconde o fato de que a Administração Obama procura ser, dentro das possibilidades, leniente com os indocumentados "ficha limpa".

O César Maia poderia ter dito que a Administração Obama tem sido criteriosa pois analisa caso a caso os candidatos a deportação: a prioridade é deportar aqueles que além de serem imigrantes ilegais também cometeram crimes nos EUA (não posso deixar de me lembrar do caso Cesare Battisti!!!! que, no Brasil, foi escandalosamente protegido). E, na escala de prioridades, estão no fim da fila aqueles indocumentados "ficha limpa" que estão no País há muitos anos, com trabalho regular, impostos pagos e até filhos nascidos nos EUA.

A mim, parece algo perfeitamente compreensível mas o desonesto omite este fato e apresenta a questão com um tom de denúncia.
O certo é que o Obama não está exportando delinquentes; apenas os está devolvendo à origem. Ainda bem!

No comments: