Saturday, August 27, 2011

LAMENTÁVEL PERFORMANCE DO PROFESSOR

Em 1918, já no final da 1ª Guerra Mundial, nossos navios receberam ordens dos ingleses para seguirem para Gibraltar, tendo ocorrido na rota alguns incidentes. O couraçado Britânia, designado para acompanhar a flotilha brasileira, tinha sido afundado por um submarino e havia um alerta de presença de submergíveis na área. Esse alerta gerou muita tensão, o que pode explicar as confusões ocorridas. A mais conhecida delas foi a 'Batalha das Toninhas', quando um cardume foi confundido com o rastro de um periscópio, fazendo com que o navio Bahia disparasse seus canhões contra "os submarinos alemães".



O episódio foi objeto de uma aula de História numa escola brasileira (nem a escola, nem o professor foram identificados) que, mostrada na Internet como um exemplo do que é ser um professor "cool" é, na verdade, a antítese disso. Sempre defendi a idéia de que os professores devem ser bons comunicadores além, é óbvio, de conhecerem a matéria que lhes diz respeito. E um bom comunicador é aquele que consegue estabelecer uma sintonia com o seu público. O professor em questão até faz uso de certos recursos para obter este efeito. É exemplo disso, a citação que ele faz dos conjuntos artísticos que deveriam estar “acompanhando” o pessoal na missão. Entretanto, o uso exagerado de palavrões não é adequado para o ambiente de uma sala de aula onde, além da matéria em si, também é ensinada de forma indireta a correção da linguagem. Acho que ele poderia ter dado essa mesma aula, engraçada, sintonizada com o público jovem da classe, mas sem essas apelações. Obviamente este professor está mais preocupado com o seu desempenho de "showman" do que com a sua função de educador. Este é mais um exemplo, dentro de uma visão "micro", da falência do nosso ensino. Agora veja o vídeo anexo e a performance do professor......



No comments: